quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ESCOLA NOVA - Boa sorte Filho !


Volta às aulas com organização e responsabilidade
Iniciamos as aulas na semana passada. Muita alegria por parte dos alunos e professores. Para os alunos tudo novo. Professores novos, escola nova, materiais escolares novos. Tudo é festa, disciplina e organização. Para os professores o importante é conhecer as turmas e manter seriamente a disciplina desde as primeiras aulas, pois é assim, que conseguem um bom desempenho da turma até o final do ano. Começando bem e terminando bem o ano letivo que se inicia.
Os pais muito eufóricos vão à escola para conhecer os professores dos filhos. Salvo alguns que deixam os filhos na porta da escola e deixam o resto por conta da própria escola. Ora, a escola por sua vez recebe bem os alunos, professores e funcionários. Coloca a casa ao dispor de todos e abre as portas para que todos sejam bem-vindos. E as aulas começam...
Cadernos novos, pastas e lancheiras novas, garrafas novas, tudo novo... Como é bom trabalhar de forma organizada e séria. Como é bom para os professores ter materiais para que o trabalho aconteça. E há pais que reclamam para trazer os materiais. E há pais que gostam de constranger os professores não mandando nem um lápis e caderno para que seu filho escreva. Como um profissional consegue trabalhar sem suas ferramentas de trabalho? Pelo menos o básico e necessário. Mas o verdadeiro professor sabe lidar bem com as diferentes situações e ainda consegue "fazer milagres". Sabe dar sua aula sem preconceito e faz da sala de aula um lugar de prazer e ensino-aprendizagem.
A vida no ambiente escolar vai sendo construída no cotidiano. Alunos e professores se conhecem. O afeto e amorosidade reinam no decorrer desse mês de fevereiro. Os diferentes se interagem mutuamente. Os iguais não existem. O amor e a amizade fazem parte deste contágio de ser amigo e fazer-se amigo no processo interpessoal das relações. E a escola concretiza seus objetivos no fazer acontecer.
A vida na escola é cheia de encantos. O aprender nos leva a ter curiosidade e a se interessar por mais saberes. As atividades de "para casa" são construídas no decorrer do ano letivo e nesse mês ela se torna uma atividade diária e com sucesso duradouro. A ajuda e apoio dos pais são de fundamental importância nesse momento. Os pais precisam se conscientizar da importância deles na vida dos filhos. O sucesso dos filhos depende da parceria: aluno, professores e pais.
Portanto, senhores pais, dediquem ao máximo para ajudar seus filhos. Deem apoio, carinho, e criem momentos de estudos para eles. A responsabilidade é ensinada desde pequeno aos filhos e isso compete a vocês com ajuda da escola. Participem da vida escolar de seus filhos, isso é muito importante na formação deles. E tenham um excelente início de ano.

Patricia V. Bielert do
Nascimento, pedagoga e
professora em Uberaba


Preparação para a volta às aulas

Como garantir tranquilidade no retorno das férias escolares

Na próxima semana, as escolas começam a retomar as aulas, dando início a mais um ano letivo. A proximidade desse retorno costuma gerar ansiedade e alguma preocupação nos pais e, principalmente, nas crianças. Para preparar bem a volta às aulas dos pequenos, confira essas dicas do especial de Verão do Terra.

Conversa com as crianças

Insegurança e ansiedade são sentimentos que tomam conta de grande parte das crianças antes do primeiro dia de aula. Em razão disso, é importante que os pais conversem e orientem os filhos com antecedência sobre como agir na volta às aulas: relacionamento com os coleguinhas, postura na sala de aula, respeito com os professores, etc.

Retomando a rotina

Durante as férias, as crianças costumam sair da rotina e dão certo trabalho na readaptação aos horários de seus afazeres diários. Na semana que antecede a volta às aulas, é importante ir fazendo com que os pequenos retomem alguns hábitos e horários: para dormir, acordar, se alimentar e brincar, por exemplo, já pensando no tempo que deverá ser reservado para as tarefas escolares.

Material

Se a lista de materiais completa para o ano ainda não foi divulgada, compre pelo menos aqueles materiais básicos, como caderno, estojo, lápis, borracha, caneta, lápis de cor. No dia anterior ao início das aulas, não esqueça de conferir se o material necessário está dentro da mochila da criança.

Uniforme

Não deixe para arrumar o uniforme da criança em cima da hora. Coloque o uniforme para lavar alguns dias antes do retorno às aulas, para que você tenha tempo de secá-lo, passá-lo. Faça a criança experimentar o uniforme com antecedência, para ver se há necessidade de algum ajuste.

Transporte

Se o seu filho usa ou vai usar transporte escolar contratado, tenha atenção a alguns aspectos importantes para garantir a segurança e o bem-estar da criança. O primeiro passo é conferir se veículo e motorista estão devidamente credenciados pelo Detran e em condições de prestar um bom serviço. Se for o caso, procure se informar a respeito com a própria escola e com outros pais. Outra dica importante é verificar as condições de higiene e segurança do carro, como quantidade de cintos de segurança. Além disso, solicite o telefone e o endereço do motorista para eventuais emergências.

A escola no primeiro dia

É recomendado levar o filho mais cedo para o primeiro dia de aula, mesmo que ele já frequente aquela escola. Além desse cuidado, caso a criança esteja indo pela primeira vez àquela escola, é importante visitar o estabelecimento junto com ela dias antes do início das aulas. Isso diminui a ansiedade e evita situações indesejáveis no primeiro dia.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011


A nota é internacional e diz, mais ou menos assim:

Aquela poderia ser mais uma manhã como outra qualquer.

Eis que o sujeito desce na estação do metrô de Nova York, vestindo jeans, camiseta e boné.Encosta-se próximo à entrada. Tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal. Mesmo assim, durante os 45 minutos em que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes.

Ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas,num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares. Alguns dias antes, Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custaram a bagatela de mil dólares.
A experiência no metrô, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino.

A iniciativa, realizada pelo jornal The Washington Post, era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte. A conclusão é de que estamos acostumados a dar valor às coisas, quando estão num contexto. Bell, no metrô, era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife. Esse é mais um exemplo daquelas tantas situações que acontecem em nossas vidas, que são únicas, singulares e a que não damos importância, porque não vêm com a etiqueta de preço.

Afinal, o que tem valor real para nós, independentemente de marcas, preços e grifes? É o que o mercado diz que podemos ter, sentir, vestir ou ser?

Será que os nossos sentimentos e a nossa apreciação de beleza são manipulados pelo mercado, pela mídia e pelas instituições que detêm o poder financeiro?

Será que estamos valorizando somente aquilo que está com etiqueta de preço?

Uma empresa de cartões de crédito vem investindo, há algum tempo, em propaganda onde, depois de mostrar vários itens, com seus respectivos preços, apresenta uma cena de afeto, de alegria e informa: Não tem preço. E é isso que precisamos aprender a valorizar. Aquilo que não tem preço, porque não se compra.

Não se compra a amizade, o amor, a afeição.

Não se compra carinho, dedicação, abraços e beijos.

Não se compra raio de sol, nem gotas de chuva.

A canção do vento que passa sibilando pelo tronco oco de uma árvore é grátis.

A criança que corre espontaneamente ao nosso encontro e se pendura em nosso pescoço, não tem preço.

O colar que ela faz, contornando-nos o pescoço com os braços não está à venda em nenhuma joalheria... E o calor que transmite dura o quanto durar a nossa lembrança.

VAMOS MEDITAR SOBRE ISTO!

BEIJOCAS

domingo, 28 de novembro de 2010

ANIVER


Olá pessoal,
Tenho seguido um blog que me faz pensar....ele é tão legal e conta o dia a dia de uma família com trigêmeos....e me deu vontade de escrever coisas do meu dia a dia, do dia a dia do meu filho Pedroca, e por coincidência que tem primos trigêmeos!
Aos poucos vou contando a minha história....
Hoje é um dia especial, pois faço aniversário....risos....junto com a minha gêmea......Mô querida...
Não sei como seria fazer aniver sem ela.....pois já foram tantos......algumas vezes passamos longe.....dá uma saudade!
Fiz um bolo de chocolate com cobertura e tudo ...como o Pedro fala, e levamos lá na casa do meu pai.
Que por causa do destino, hoje se encontra numa UTI domiciliar...(esta é uma outra história).
Foi muito bom, estávamos todos reunidos...Eu , o Sá (meu marido), Pedroca, A mana Gêmea, seu marido , a mãe dos tri, e o cunhadão...a enfermeira , a cuidadora e o meu paizinho querido!
AMO TODOS VOCÊS e obrigada pelos momentos tão especiais.
Fizemos uma foto com todos, ficou linda ! Depois coloco ela aqui, ok?
Depois continuo...
Beijocas

sábado, 13 de novembro de 2010

O TREM DA VIDA


Um amigo falou-me de um livro que comparava a vida a uma viagem de trem.
Uma comparação extremamente interessante,quando bem interpretada.
Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros.
Quando nascemos, entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que, julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco: nossos pais.
Infelizmente, isso não é verdade; em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos de seu carinho, amizade e companhia insubstituível....mas isso não impede que, durante a viagem, pessoas interessantes e que virão a ser super especiais para nós, embarquem. Chegam nossos irmãos, amigos e amores maravilhosos.
Muitas pessoas tomam esse trem, apenas a passeio, outros encontrarão essa viagem somente tristezas, ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem precisa.
Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por ele de uma forma que, quando desocupam seu acento, ninguém nem sequer percebe.
Curioso é constatar que alguns passageiros, que nos são tão caros, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos; portanto, somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não impede, é claro, que durante a viagem, atravessemos, com grande dificuldade nosso vagão e cheguemos até eles....só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já terá alguém ocupando aquele lugar. Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas...porém, jamais, retornos.
Façamos essa viagem, então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, o que tiverem de melhor, lembrando, sempre, que, em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e, provavelmente, precisaremos entender isso, porque nós também fraquejaremos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá.
O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual parada
desceremos, muito menos nossos companheiros, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado.
Eu fico pensando, se, quando descer desse trem, sentirei saudades....
acredito que sim, me separar de alguns amigos que fiz nele será, no mínimo dolorido deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos, com certeza será muito triste, mas me agarro na esperança que, em algum momento, estarei na estação principal e terei a grande emoção de vê-los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram..... e o que vai me deixar feliz, será pensar que eu colaborei para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.
Amigos, façamos com que a nossa estada, nesse trem, seja tranquila, que tenha valido à pena e que, quando chegar a hora de desembarcarmos, o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem.

sábado, 6 de novembro de 2010

A Ilha dos Sentimentos


Havia uma vez uma ilha, na qual viviam todos os sentimentos e valores do homem:
O
Bom Humor, a Tristeza, o Saber...
Como também todos os outros, incluindo o
Amor.
Um dia avisaram os sentimentos que a ilha estava prestes a afundar-se.
Então, todos prepararam os seus barcos e partiram. Unicamente o Amor ficou, esperando sozinho, até ao último
momento.
Quando a ilha estava a ponto de desaparecer no mar, o Amor decidiu pedir ajuda.
A Riqueza passou perto do Amor num barco luxuosíssimo e o Amor disse-lhe:
“Riqueza, podes-me levar contigo?”
“Não posso porque tenho muito ouro e prata dentro do meu barco e não há lugar para ti.”
Então, o Amor decidiu pedir ao Orgulho que estava passando numa magnífica barca:
“Orgulho, rogo-te, podes-me levar contigo?”
“Não posso levar-te, Amor...” respondeu o Orgulho: “Aqui tudo é perfeito, poderias arruinar-me a barca”.
Então, o Amor disse à Tristeza que se estava aproximando:
“Tristeza, peço-te, deixa-me ir contigo.”
“Óh, Amor” respondeu a Tristeza, “estou tão triste que necessito estar só”.
Logo, o Bom Humor passou em frente ao Amor; mas dava gargalhadas tão altas, que não ouviu que o estavam a chamar.
De repente uma voz disse:
“Vem Amor, levo-te comigo...”
Era um velho o que havia chamado.
O Amor se sentiu tão contente e cheio de alegria que se esqueceu de perguntar o nome ao velho.
Quando chegou a terra firme, o velho desapareceu.
O Amor deu-se conta de quanto devia ao velho e, assim, perguntou ao Saber:
“Saber, podes dizer-me quem me ajudou?”
“Foi o Tempo”, respondeu o Saber.
“O Tempo?”, perguntou-se o Amor,
“Porque será que o Tempo me ajudou?”.
O Saber, cheio de sabedoria, respondeu:
“Porque só o Tempo é capaz de compreender quão importante é o Amor na Vida”

domingo, 24 de outubro de 2010

SEJA FELIZ E PRONTO...



A idiotice é vital para a felicidade. Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre.

A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado?

Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações,dores e afins.

No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você.

Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto.

Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça?

Ha ha ha ha ha ha ha ha!

Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana?

É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar?

Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... A realidade já é dura; piora se for densa. Dura, densa, e bem ruim.

Brincar é legal. Entendeu?

Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva.

Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte.

Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" realmente aceitável. Teste a teoria.

Uma semaninha, para começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são: passageiras.

Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...

Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!

Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus, confie e espere só NELE e pra relaxar que tal um cafezinho gostoso agora?

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios". "Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche".

Seja você mesmo sempre e VIVA A VIDA!!!!

Arnaldo Jabor