terça-feira, 1 de junho de 2010

Anjos de Guarda


Quem cuida de seu filho quando ele não está sob seus olhos?

Você diz que, na escola, os professores são os responsáveis;

que em seu lar, você tem uma babá igualmente responsável.

Enfim, você sempre acredita que alguém, quando você não estiver por perto, estará de olho nele. Parentes, amigos, contratados à parte,

há, também,

uma proteção invisível que zela por seu filho.

Você pode dizer que é seu anjo de guarda, seu anjo bom.

A denominação, em verdade, não importa.

O que realmente se faz de importância é esta certeza de que um ser invisível debruça sua atenção sobre seu filho, onde quer que ele esteja.

E também sobre você.

Não se trata de uma teoria para consolar as mães que ficam distantes de seus filhos longas horas. Ou para quem caminha só nas estradas do Mundo.

Refere-se a uma verdade que o homem desde muito tempo percebeu.

Basta que nos recordemos de gravuras antigas que mostram crianças atravessando uma ponte em mau estado, sob o olhar atento de um mensageiro celeste.

Ou que evoquemos o livro bíblico de Tobias, onde um anjo acompanha o jovem em seu longo itinerário, devolvendo-o ao pai zeloso, são e salvo.

É doce e encantador saber que cada um de nós tem seu anjo de guarda.

Um ser que lhe é superior, que o ampara e aconselha.

É ele que nos sussurra aos ouvidos: “Detenha o passo! Acalme-se! Espere para agir!”

Ou nos incentiva: “Vá em frente! Esforçe-se! Estou com você!”

É esse ser que nos ajuda na ascensão da montanha do bem.

Um amigo sincero e dedicado, que permanece ao nosso lado por ordem de Deus.

Foi Deus quem aí o colocou.

E ele permanece por amor de Deus, desempenhando o que lhe constitui bela, mas também penosa missão.

Isso porque em muitas ocasiões, ele nos aconselha, sugere e fazemos ouvidos surdos.

Ele se entristece, nesses momentos, por saber que logo mais sofreremos pela nossa rebeldia.

Mas não afronta nosso livre-arbítrio.

Permanece à distância, para agir adiante, outra vez, em nova tentativa.

Sua ação é sempre regulada, porque, se fôssemos simplesmente teleguiados por ele, não seríamos responsáveis pelos nossos atos.

Também não progrediríamos, se não tivéssemos que pensar, reflexionar e tomar decisões.

O fato de não o vermos também tem um fim providencial.

Não vendo quem o ampara, o homem se confia a suas próprias forças.

E batalha.

Executa.

Combate para alcançar os objetivos que pretende.

Não importa onde estejamos: no cárcere, no hospital, nos lugares de viciação, na solidão, ele sempre estará presente.

Esse anjo silencioso e amigo nos acompanha desde o nascimento até a morte.

E, muitas vezes, na vida espiritual.

E mesmo através de muitas existências corpóreas, que mais não são do que fases curtíssimas da vida do Espírito.

Pense nisso!

Você pode ter se transviado no Mundo.

Quem sabe, perdido o rumo dos próprios passos.

Pense, no entanto, que um missionário do bem e da verdade, que é responsável por você, pela sua guarda, permanece vigilante.

Se você quiser, abra os ouvidos da alma e escute-o, retomando as trilhas luminosas.

Ninguém, nunca, está totalmente perdido neste imenso universo de almas e de homens.

Pense nisso!


Redação do Momento Espírita, com base nos itens 492, 495 e 501 de

O livro dos espíritos, de Allan Kardec, ed. FEB.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

PÁSSAROS INCANSÁVEIS


Você já observou a atitude dos pássaros ante as adversidades?

Ficam dias e dias fazendo seu ninho, recolhendo materiais, às vezes trazidos de locais distantes...

E quando já ele está pronto e estão preparados para por os ovos, as inclemências do tempo ou a ação do ser humano ou de algum animal destrói o que com tanto esforço se consegui...

O que faz o pássaro?Pára, abandona a tarefa?De maneira nenhuma.

Começa, uma outra vez, até que no ninho apareçam os primeiros ovos.

Muitas vezes, antes que nasçam os filhotes, um animal, uma criança, uma tormenta, volta a destruir o ninho, mas agora com seu precioso conteúdo...Dói recomeçar do zero...

Mas ainda assim o pássaro jamais emudece, nem retrocede, segue cantando e construindo, construindo e cantando...

Já sentiu que sua vida, seu trabalho, sua família, seus amigos não são o que você sonhou?

Tem vontade de dizer basta, não vale a pena o esforço, isto é demasiado para mim?

Você está cansado de recomeçar, do desgaste da luta diária, da confiança traída, das metas não alcançadas quando estava a ponto de conseguir?

Mesmo que a vida o golpeie mais uma vez, não se entregue nunca, faça uma oração, ponha sua esperança na frente e avance.

Não se preocupe se na batalha seja ferido, é esperado que algo assim aconteça.

Junte os pedaços de sua esperança, arme-a de novo e volte a ir em frente.

Não importa o que você passe...

Não desanime, siga adiante.

A vida é um desafio constante, mas vale a pena aceitá-lo.

E, sobretudo...

Nunca deixe de cantar.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mãe




Em todas as casas



Em todos os cantos



O amor está no ar



A mãe daqui é a mãe de lá,



Que é mãe do céu



Que é mãe de véu



Amor de mãe é pra toda vida



e pra outra vida



Amor de mãe é delicado.



é encantado



Por isso hoje num grande abraço



Com um grnde beijo



Eu lhe desejo



Seja feliz!



Onde estiver.






Minha doce mãe!






Samuel Quintans



Dia das Mães



terça-feira, 11 de maio de 2010

TERAPIA DO ELOGIO




Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios, não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades, só se ouvem críticas.
As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros. Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.
A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda.


Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa,


não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados,


não vemos mais pais e filhos se elogiando, amigos, etc.
Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por conseqüência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto. Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias..


A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios.


Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa.


Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados.


Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.
Vamos observar o que as pessoas gostam.
O bom profissional gosta de ser reconhecido,


o bom filho gosta de ser reconhecido,


o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos,


o bom amigo,


a boa dona de casa,


a mulher que se cuida,


o homem que se cuida,


enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro,


é impossível um homem viver sozinho,


e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.


Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?
Então elogie alguém hoje!


Eu começo!!


Você é muito especial e com certeza o mundo é mais bonito por causa de você!




Este texto é de Arthur Nogueira (Psicólogo), mas faço dele as minhas palavras e vamos elogiar mais! A família , os amigos.....etc...


Amo vocês!


Voltem sempre!

terça-feira, 4 de maio de 2010

ETERNIDADE


O que eu tenho não me pertence embora faça parte de mim.
Tudo o que sou me foi um dia emprestado pelo Criador, para que eu possa dividir com aqueles que entram na minha vida.
Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão.
Há muito o que dar e o que receber; há muito o que aprender, com experiências boas ou negativas.
É isso…tente ver as coisas negativas que acontecem com você como algo que acontece por uma razão precisa.
E não se lamente pelo ocorrido, além de não servir de nada reclamar, isso vai lhe vendar os olhos para continuar seu caminho.
Quando não conseguimos tirar da cabeça que alguém nos feriu, estamos somente reavivando a ferida, tornando-a muitas vezes bem maior do que era no início.
Nem sempre as pessoas nos ferem voluntariamente.
Muitas vezes somos nós que nos sentimos feridos e a pessoa nem mesmo percebeu; e nos sentimos decepcionados porque aquela pessoa não correspondeu às nossas expectativas.
Às nossas expectativas!!!
E sabemos lá quais eram as suas expectativas?
Nós tanto nos decepcionamos quanto decepcionamos os outros.
Mas, claro, é bem mais fácil pensar nas coisas que nos atingem.
Quando alguém lhe disser que o magoou sem intenção, acredite nela!
Vai lhe fazer bem, assim, talvez ela poderá entender quando você, sinceramente, disser que

“foi sem querer.”
Dê de você mesmo o quanto puder!
Sabe, quando você se for, a única coisa que vai deixar é a lembrança do que fez aqui.
Seja bom, tente dar sempre o primeiro passo, nunca negue uma ajuda ao seu alcance, perdoe e dê de você mesmo.
SEJA UMA BENÇÃO!
Deus não vem em pessoa para abençoar.
Ele usa os que estão aqui dispostos a cumprir essa missão.
Todos nós podemos ser anjos.
A eternidade está nas mãos de todos nós.
Viva de maneira que quando você se for, muito de você ainda fique naqueles que tiveram a boa ventura de encontrá-lo!!!


Autor: Chico Xavier

terça-feira, 20 de abril de 2010

Direcione seu olhar



Recebi, recentemente, uma poesia belíssima de autor desconhecido.


A obra de arte dizia assim:

"Quando estiver em dificuldade, e pensar em desistir: lembre-se dos obstáculos que já superou - olhe para trás.

Se tropeçar e cair, levante.

Não fique prostrado: esqueça o passado - olhe para frente.

Ao sentir-se orgulhoso, por alguma realização pessoal: sonde suas motivações - olhe para dentro. Antes que o egoísmo o domine, enquanto seu coração é sensível, socorra os que o cercam - olhe para os lados.

Na escalada, rumo às altas posições, no afã de concretizar seus sonhos, observe se não está pisando em alguém - olhe para baixo.

Em todos os momentos da vida, seja qual for sua atividade, busque a aprovação de Deus - olhe para cima!"


A simplicidade e profundidade destas poucas palavras nos ensinam muito.

Se repararmos bem, em todos os momentos de nossas vidas, há sempre alguém, algo ou alguma situação que nos traz uma lição de vida, uma receita para passar melhor os dias, uma esperança para o futuro.

A humanidade passa por um momento importante, em que muitos já conseguem vislumbrar o verdadeiro significado da existência.

Quando olhamos para os lados, veremos que o universo quer nos ensinar e deseja nos fazer mais felizes.

Lembramos da sábia expressão de Goethe, afirmando que "o universo conspira a nosso favor."

É realmente o que acontece.

As leis de Deus trabalham por nossa educação.

A lei de causa e efeito, a reencarnação, a lei de sociedade, de igualdade, são provas disso - de que Deus e seu universo visam nosso desenvolvimento íntimo, o aperfeiçoamento de nosso espírito. Chances nos são dadas constantemente; convites nos são feitos a toda hora; missionários nos mostram caminhos seguros; e gestos de amor nos emocionam, provando que nosso coração, no fundo, busca o bem, a felicidade.

Esta mensagem que você ouve agora é mais uma oportunidade que a vida lhe dá.

São algumas verdades lançadas ao seu coração, suavemente, para que você consiga direcionar o olhar para os reais objetivos de sua existência na terra.

Este é o momento de lançar o olhar em todas as direções, e descobrir que precisamos caminhar para frente.

É tempo de descobrir que as dificuldades continuarão a existir por algum tempo, ainda, mas que podemos encará-las de uma maneira diferente, como se fossem mãos invisíveis que visam nos colocar num caminho seguro.


*** Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família.

Direcione o olhar para quem necessita de seu auxílio: seu próximo.

Busque olhar para dentro de si mesmo e conheça alguém muito especial: você.

E, finalmente, direcione seu olhar para o criador de tudo e de todos: Deus.

Beijinhos e boa semana!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Centenário de Chico Xavier


Existem alguns que passaram pelo mundo e deixaram mais que simples pegadas no chão. Deixaram lembranças que a cada momento que a elas recorremos, faz com que nosso coração e a nossa mente possa experimentar tal ternura que nos dá a certeza da vida e que ela vale a pena. Chico foi um desses e, hoje, uma data bastante especial para todos que o admira, nada melhor que a lembrança para saudá-lo no dia em que, se aquí estivesse entre nós, faria 100 anos. Só nos resta agradecer-lhe pelo exemplo.
Nassif


O Conselho Federativo Nacional da FEB, em reunião realizada nos dias 7 a 9 de novembro de 2008, aprovou o “Projeto Centenário de Chico Xavier”, com o objetivo de enfatizar a obra de Chico Xavier e contribuir com a preservação de sua memória.
Hoje, às 11h (horário de Brasília), a Câmara Federal promove uma sessão solene para celebrar os 100 anos do nascimento do médium espírita Chico Xavier, falecido em 2002. Imagens de Chico Xavier estão espalhadas por diversas alas da Câmara Federal numa homenagem a uma das personalidasdes mais enigmáticas do país. A estréia da coluna de cinema do Olhar Direto, Meia Entrada, assinada por Lucas Bólico, foi sobre o filme Chico Xavier.



ORAÇÃO NOSSA


Senhor, ensina-nos a orar sem esquecer o trabalho.
A dar sem olhar a quem.
A servir sem perguntar até quando.
A sofrer sem magoar seja a quem for.
A progredir sem perder a simplicidade.
A semear o bem sem pensar nos resultados.
A desculpar sem condições.
A marchar para a frente sem contar os obstáculos.
A ver sem malícia.
A escutar sem corromper os assuntos.
A falar sem ferir.
A compreender o próximo sem exigir entendimento.
A respeitar os semelhantes sem reclamar consideração.
A dar o melhor de nós, além da execução do próprio deversem cobrar taxas de reconhecimento.
Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldadesdos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas próprias dificuldades.
Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo que não desejamos para nós.
Auxilia-nos sobretudo a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente àquela de cumprir os desígnios, onde e como queiras, hoje, agora e sempre.

Emmanuel (espírito)
Mensagem psicografada por Chico Xavier