sexta-feira, 19 de março de 2010

Amigas...Mulheres


Há quem diga que mulheres ,quando são amigas, ficam insuportáveis porque concordam sempre uma com a outra e não se desgrudam. Há quem diga que as mulheres brigam, discutem e se desentendem, mas nunca deixam de ser amigas. A verdade é que é muito bom ter amigas. A cumplicidade, o carinho e a compreensão que pode acontecer entre duas mulheres são das coisas mais lindas que somos capazes de alcançar. A vida nos apresenta milhares de pessoas e cada uma delas vem cumprir um papel conosco. Todas elas ficam na nossa memória, nos nossos hábitos, nas nossas fotos, nos nossos guardados... E no meio de tudo que se sente de dor, ou de prazer. Eu tenho saudade de todas as amigas que já tive na vida, mesmo aquelas que me machucaram. E tenho saudades de mim mesma quando lembro de alguma amiga que perdi. Tem aquela amiga de infância, que brinca de casinha e de escolinha com você. Tem as amigas da família, as primas, irmãs e tias, que sempre estão indo e vindo da sua vida, provando que o tempo passa, mas certas coisas nunca mudam. Tem aquelas amigas de escola, com quem você briga, brinca, faz trabalho, apronta com a professora, escreve no caderno de recordação, troca papel de carta. E geralmente são essas as que lhe oferecem as primeiras oportunidades de dormir fora de casa, longe dos seus pais, e mostram outras possibilidades e estilos de vida. Aquela amiga pra quem você empresta sua boneca preferida. E aquela que cresceu com você e que você vê até hoje. Tem aquela amiga mais velha, que deu o primeiro toque de que você precisava usar sutiã. Aquela amiga desbocada que só fala palavrão e se mete em encrenca, mas faz você rir muito.Tem aquela outra que é chorona, aquela que critica você a cada cinco minutos, aquela nerd / cdf que sabe de tudo e aquela melosa, que gosta de abraçar..... Tem aquela com quem você anda de braços dados pra todo canto. Aquela pra quem você ligou quando veio sua primeira menstruação. Aquela pra quem você contou sobre o primeiro garoto que você gostou... Aquela com quem você saiu no braço, mas depois perdoou. Aquela com quem você partilha o código secreto do seu diário. Aquela que te dá toques sobre roupas, pessoas, corte de cabelo e comportamento. E aquela com quem você dividiu a cama naquela viagem que foi o maior programa de índio da sua vida. Tem também aquelas que vêm e somem, mas parecem sempre as mesmas. Aquela pra quem você conta absolutamente tudo, sente que foi entendida e sai aliviada. Aquela que te dá broncas e manda você parar de roer as unhas. Aquela que não tem vergonha de dizer que te ama. Aquela que apresenta os melhores caras. Aquela que passa com você o momento mais difícil da sua vida. Aquela que liga todo dia. Aquela intelectual que te ensina milhares de coisas. Aquela que desistiu de um cara porque sabia que você estava a fim. E aquela que roubou seu namorado. Aquela que abraçou em silêncio e sentiu você chorar, e aquela que virou as costas quando você mais precisou. Aquela que faz tudo que você pede e aquela egoísta. Aquela que ouve quando você está apaixonada e passa horas falando do mesmo assunto. E aquela que entende quando você a deixou pra ficar com seu namorado. E aquela outra que exige a sua atenção. Tem também aquela que apóia as suas loucuras. E a outra que reprime você em quase tudo. Tem aquela idealista, com quem você discute horas os problemas existenciais da humanidade. Aquela que só liga no dia do seu aniversário, e que mesmo assim você adora. Aquela que te indica ginecologista. Aquela que parece sua mãe, e vive pra te dar conselho. A mãe da sua afilhada. A madrinha da sua filha. Aquela de quem você sente muito ciúme. Aquela que você invejou secretamente. Tem também aquela por quem você sente um carinho enorme desde a primeira vez que viu. Aquela que você odiou no começo, mas depois passou a amar, e aquela que decepcionou horrores. Aquela que escreve e manda poesias, e sempre na hora certa, na hora em que você mais precisava.. Aquela que te empresta apartamento pra você passar o feriadão. Aquela que pede a Deus por você quando ora. Aquela que você conheceu pela Internet e que se tornou uma amigona do coração e com quem você fica horas digitando. Aquela que te deu o conselho certo, que você não ouviu. Aquela que te abraçou no velório de alguém querido seu. Aquela que trabalha com você todos os dias, com quem você divide trabalho e confidências. Aquela que te avisa cochichando que a sua calça está manchada ou que o botão da sua blusa está aberto, ou que tem batom no seu dente. Aquela que leu o trabalho que você precisava entregar e deu dicas pra melhorá-lo. Aquela que irrita, mas que você não imagina a vida sem ela. Aquela de quem você sente saudades, mas por alguma razão obscura, nunca arruma tempo pra ligar. Aquela que organiza uma festa surpresa pra você. Aquela que defende você de tudo e de todos. Aquela que paga coisas pra você quando você está sem grana. Aquela que sempre traz um presentinho. Aquela que liga pra casa do seu namorado pra saber se ele está vivo quando ele acha de sumir e você quase enlouquece. Aquela que chora a sua dor. Aquela que fica ao seu lado nos momentos de uma doença grave. Aquela que tem uma mãe boazinha que você às vezes queria que fosse sua. Aquela problemática, ou aquela esnobe. Aquela de quem você arrumou o véu antes de entrar na igreja pra se casar. Aquela que era a mais chegada, mas sumiu e você nunca mais soube. E aquela que é uma irmã pra você. E tem também a melhor amiga. Aquela. Que é simplesmente aquela.

Claro, os homens também sabem ser bons amigos. Também deixam ótimas lembranças. Mas nada é igual à amizade entre duas mulheres.

Um grande beijo pras amigas que vierem a ler isso, para aquelas que estão perto e longe de mim, para aquelas que eu lembro a todo minuto e para aquelas que eu esqueci.
Digo sem piscar: a vida vale a pena por causa da amizade!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Árvore dos problemas


Eu tinha contratado um carpinteiro para ajudar-me a consertar um armário.
O dia dele não tinha sido nada fácil: trabalhou duro, sua máquina de cortar madeira estragou,

ele perdeu uma hora de trabalho e, na hora de sair, seu velho caminhão se negava a arrancar.
Levei-o para casa. Ele estava sentado ao meu lado. Não falou nada.
Quando chegamos, convidou-me para conhecer sua família.
Caminhando até a porta, ele parou um momentinho diante de uma pequena árvore e tocou-a, com suas mãos nas pontas dos galhos.
Quando se abriu a porta, aconteceu a transformação: a cara dele estava bem iluminada por um grande sorriso.
Abraçou o filho e deu um beijo em sua esposa.
Mais tarde ele me acompanhou até o carro.
Quando passamos perto da árvore, fiquei curioso e lhe perguntei sobre o que tinha observado antes:
- Oh, esta é a minha árvore de problemas, respondeu ele.
Sei que não tenho como evitar problemas no trabalho, mas de uma coisa eu sei: eles não pertence à minha casa nem à minha esposa, nem aos meus filhos.
Por isso, eu simplesmente os penduro na árvore quando chego em casa de noite. Na manhã seguinte, eu os recolho de novo.
Continuou ele falando:
- O engraçado é, disse ele sorrindo, que, quando saio de manhã para recolhe-los, nunca há tantos problemas como me lembro de ter colocado na noite anterior....
Muito legal este texto, eu já conhecia, mas lendo outra vez resolvi colocar aqui, pois realmente nossa casa é um local sagrado, de harmonia e paz e sempre que conseguirmos deixemos os nossos problemas na árvore, fora dela.....
Boa semana pra vocês!
Beijos

terça-feira, 16 de março de 2010

Aves e Almas


As metáforas, conforme certa vez definiu um poeta,
são pontes poéticas que o amor constrói...
...e que fazem ligação entre coisas e conceitos.
As Escrituras Sagradas das diferentes tradições religiosas não raramente
lançam mão de metáforas...
...para tornar mais claro o entendimento das verdades do mundo espiritual.

Metáforas – pontes poéticas que o amor constrói e que fazem ligação entre coisas e conceitos.

E dentre as metáforas poéticas que os versos sagrados utilizam,
uma das mais belas é uma passagem dos textos da Fé Bahá’í...
...que compara o corpo físico a uma gaiola,
e o espírito a uma ave que nela habita.
“Imaginar que o espírito pereça ao morrer o corpo,
é como imaginar que o pássaro morra ao quebrar-se a gaiola.”
“Nosso corpo é apenas a gaiola,
enquanto o espírito é o pássaro.
Nada tem o pássaro que recear, porém, com a destruição da gaiola.”
A morte física – um mergulho no infinito, a hora de voar...
O suave voo das aves é uma metáfora visual a nos sussurrar que a alma é livre
das limitações impostas pela matéria.
Uma metáfora visual e poética que se revela aos que se dispõem a enxergar
além do que os olhos podem...
E ao deslizar pelo céu,
as aves nos recordam dos nossos entes queridos que já partiram.
Todos os que deixaram para trás este mundo de provações e caminhadas,
sonos e vigílias, noites e dias, esperanças...
E as aves nos recordam ainda que em breve também chegará
a nossa hora de voar.
Da força das asas depende a altura a que se pode chegar...
O corpo, frágil argila, sofre os efeitos do tempo.
A alma, puro sopro, é eterna.
Aproveitar os nossos breves e incertos dias
para alimentar a nossa alma com coisas boas.
Uma dieta espiritual farta de Amor e Bondade, Caridade, Pureza,
Compaixão, Perdão e Justiça.
Virtudes, Gratidão, Bem-Aventuranças.
De modo que, quando a hora derradeira bater à nossa porta,
possamos voar com asas limpas e puras até as mais sublimes alturas.


Tema musical: “I love you”, de André Rieu
Formatação: um_peregrino@hotmail.com

terça-feira, 9 de março de 2010

M de MULHER





"Seus Malabarismos Mágicos Manipulam Marionetes.


Meninas, Mães, Madres, Marquesas e Ministras.


Madalenas ou Marias.Marinas ou Madonas.


Elas são Manhãs e Madrugadas.


Mártires e Massacradas.


Mas sempre Maravilhosas, essas Moças Melindrosas.


Mergulham em Mares e Madrepérolas, em Margaridas e Miosótis.


E são Marinheiras e Magníficas.Mimam Mascotes.


Multiplicam Memórias e Milhares de Momentos.


Marcam suas Mudanças.


Momentâneas ou Milenares, Mudas ou Murmurantes,


Multicoloridas ou Monocromáticas, Megalomaníacas ou Modestas,


Musculosas, Maliciosas, Maquiadoras, Maquinistas,Manicures,


Maiores, Menores, Madrastas,Madrinhas, Manhosas, Maduras,


Molecas,Melodiosas, Modernas, Magrinhas.


São Músicas, Misturas, Mármore e Minério.


Merecem Mundos e não Migalhas.


Merecem Medalhas.


São Monumentos em Movimento, esses Milhões de Mulheres Maiúsculas"


Obrigada autor Desconhecido por essa homenagem tão Bela!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

MULHER


'Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível,

me ofereço como piloto de testes.

Sou a Miss Imperfeita, muito prazer.

A imperfeita que faz tudo o que precisa fazer,

como boa profissional, mãe, filha e mulher que também sou:

trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado, decido o cardápio das refeições, cuido dos filhos, telefono sempre para minha mãe, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos e ainda faço as unhas e depilação!

E, entre uma coisa e outra, leio livros.

Portanto, sou ocupada, mas não uma workholic.

Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.

Primeiro: a dizer NÃO.

Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO.

Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero.

Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.

Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros..

Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.

Você não é Nossa Senhora.

Você é, humildemente, uma mulher.

E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante.

Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável.

É ter tempo.

Tempo para fazer nada.

Tempo para fazer tudo.

Tempo para dançar sozinha na sala.

Tempo para bisbilhotar uma loja de discos.

Tempo para sumir dois dias com seu amor.

Três dias.. Cinco dias!

Tempo para uma massagem..

Tempo para ver a novela.

Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza..

Tempo para fazer um trabalho voluntário.

Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto.

Tempo para conhecer outras pessoas.

Voltar a estudar.

Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado.

Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir.

Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal.

Existir, a que será que se destina?

Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.

A mulher moderna anda muito antiga.

Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada.

Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem.

Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si.

Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo!

Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente.

Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir.

Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.

Desacelerar tem um custo.

Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C.

Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores.

E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante'


Martha Medeiros - Jornalista e escritora

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Falando com Deus


Acalme meu passo, Senhor.

Desacelere as batidas do meu coração, acalmando minha mente.

Diminua meu ritmo apressado com uma visão da eternidade do tempo.

Em meio às confusões do dia a dia, dê-me a tranqüilidadedas montanhas.

Retire a tensão dos meus músculos e nervos com a música tranqüilizante dos rios de águas constantes que vivem em minhas lembranças.

Ajude-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.

Ensina-me a arte de tirar pequenas férias: reduzir o meu ritmo para contemplar uma flor, papear com um amigo,afagar uma criança, ler um poema, ouvir uma música preferida.

Acalme meu passo, Senhor,
para que eu possa perceber no meio do incessante labor cotidiano dos ruídos, lutas,alegrias, cansaços ou desalentos, a Tua presença constante no meu coração.

Acalme meu passo, Senhor,
para que eu possa entoar o cântico da esperança, sorrir para o meu próximo e calar-me para escutar a Tua voz.

Acalme meu passo, Senhor,
e inspire-me a enterrar minhas raízes no solo dos valores duradouros da vida, para que eu possa crescer até as estrelas do meu destino maior.

Obrigado Senhor,
pelo dia de hoje, pela família que me deste, meu trabalho e sobretudo

pela Tua presença em minha vida.


Desconheço o autor

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

VAMOS SER FELIZES


Conta uma popular lenda do Oriente, que um jovem chegou a beira de um

oásis, junto a um povoado e aproximando-se de um velho, perguntou-lhe:

- Que tipo de pessoas vive neste lugar?

- Que tipo de pessoa vive no lugar de onde voce vem?

Perguntou por sua vez o anciao.

- Oh! Um grupo de egoístas e malvados, replicou-lhe o rapaz;

- estou satisfeito de haver saído de lá.

A isso o velho replicou: - a mesma coisa voce haverá de encontrar por

aqui.

No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo

o anciao perguntou-lhe:

- Que tipo de pessoa vive por aqui?

O velho respondeu com a mesma pergunta:

- Que tipo de pessoa vive no lugar de onde voce vem?

O rapaz respondeu:

- Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras.

Fiquei muito triste por ter de deixá-las!

- O mesmo encontrará por aqui, respondeu o anciao.

Um homem qua havia escutado as duas conversas, perguntou ao velho:

- Como é possível dar respostas tao diferentes a mesma pergunta?

Ao que o velho respondeu:

- Cada um carrega no seu coraçao o meio ambiente em que vive.

Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, nao poderá encontrar outra coisa por aqui.

Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui.

Somos todos viajantes no tempo e o futuro de cada um de nós está escrito

no passado; ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz

dentro de si mesmo.

O ambiente, o presente e o futuro somos nós que criamos e isso só depende

de nós mesmos."