terça-feira, 16 de março de 2010

Aves e Almas


As metáforas, conforme certa vez definiu um poeta,
são pontes poéticas que o amor constrói...
...e que fazem ligação entre coisas e conceitos.
As Escrituras Sagradas das diferentes tradições religiosas não raramente
lançam mão de metáforas...
...para tornar mais claro o entendimento das verdades do mundo espiritual.

Metáforas – pontes poéticas que o amor constrói e que fazem ligação entre coisas e conceitos.

E dentre as metáforas poéticas que os versos sagrados utilizam,
uma das mais belas é uma passagem dos textos da Fé Bahá’í...
...que compara o corpo físico a uma gaiola,
e o espírito a uma ave que nela habita.
“Imaginar que o espírito pereça ao morrer o corpo,
é como imaginar que o pássaro morra ao quebrar-se a gaiola.”
“Nosso corpo é apenas a gaiola,
enquanto o espírito é o pássaro.
Nada tem o pássaro que recear, porém, com a destruição da gaiola.”
A morte física – um mergulho no infinito, a hora de voar...
O suave voo das aves é uma metáfora visual a nos sussurrar que a alma é livre
das limitações impostas pela matéria.
Uma metáfora visual e poética que se revela aos que se dispõem a enxergar
além do que os olhos podem...
E ao deslizar pelo céu,
as aves nos recordam dos nossos entes queridos que já partiram.
Todos os que deixaram para trás este mundo de provações e caminhadas,
sonos e vigílias, noites e dias, esperanças...
E as aves nos recordam ainda que em breve também chegará
a nossa hora de voar.
Da força das asas depende a altura a que se pode chegar...
O corpo, frágil argila, sofre os efeitos do tempo.
A alma, puro sopro, é eterna.
Aproveitar os nossos breves e incertos dias
para alimentar a nossa alma com coisas boas.
Uma dieta espiritual farta de Amor e Bondade, Caridade, Pureza,
Compaixão, Perdão e Justiça.
Virtudes, Gratidão, Bem-Aventuranças.
De modo que, quando a hora derradeira bater à nossa porta,
possamos voar com asas limpas e puras até as mais sublimes alturas.


Tema musical: “I love you”, de André Rieu
Formatação: um_peregrino@hotmail.com

terça-feira, 9 de março de 2010

M de MULHER





"Seus Malabarismos Mágicos Manipulam Marionetes.


Meninas, Mães, Madres, Marquesas e Ministras.


Madalenas ou Marias.Marinas ou Madonas.


Elas são Manhãs e Madrugadas.


Mártires e Massacradas.


Mas sempre Maravilhosas, essas Moças Melindrosas.


Mergulham em Mares e Madrepérolas, em Margaridas e Miosótis.


E são Marinheiras e Magníficas.Mimam Mascotes.


Multiplicam Memórias e Milhares de Momentos.


Marcam suas Mudanças.


Momentâneas ou Milenares, Mudas ou Murmurantes,


Multicoloridas ou Monocromáticas, Megalomaníacas ou Modestas,


Musculosas, Maliciosas, Maquiadoras, Maquinistas,Manicures,


Maiores, Menores, Madrastas,Madrinhas, Manhosas, Maduras,


Molecas,Melodiosas, Modernas, Magrinhas.


São Músicas, Misturas, Mármore e Minério.


Merecem Mundos e não Migalhas.


Merecem Medalhas.


São Monumentos em Movimento, esses Milhões de Mulheres Maiúsculas"


Obrigada autor Desconhecido por essa homenagem tão Bela!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

MULHER


'Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível,

me ofereço como piloto de testes.

Sou a Miss Imperfeita, muito prazer.

A imperfeita que faz tudo o que precisa fazer,

como boa profissional, mãe, filha e mulher que também sou:

trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado, decido o cardápio das refeições, cuido dos filhos, telefono sempre para minha mãe, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos e ainda faço as unhas e depilação!

E, entre uma coisa e outra, leio livros.

Portanto, sou ocupada, mas não uma workholic.

Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.

Primeiro: a dizer NÃO.

Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO.

Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero.

Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.

Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros..

Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.

Você não é Nossa Senhora.

Você é, humildemente, uma mulher.

E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante.

Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável.

É ter tempo.

Tempo para fazer nada.

Tempo para fazer tudo.

Tempo para dançar sozinha na sala.

Tempo para bisbilhotar uma loja de discos.

Tempo para sumir dois dias com seu amor.

Três dias.. Cinco dias!

Tempo para uma massagem..

Tempo para ver a novela.

Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza..

Tempo para fazer um trabalho voluntário.

Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto.

Tempo para conhecer outras pessoas.

Voltar a estudar.

Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado.

Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir.

Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal.

Existir, a que será que se destina?

Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.

A mulher moderna anda muito antiga.

Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada.

Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem.

Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si.

Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo!

Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente.

Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir.

Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.

Desacelerar tem um custo.

Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C.

Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores.

E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante'


Martha Medeiros - Jornalista e escritora

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Falando com Deus


Acalme meu passo, Senhor.

Desacelere as batidas do meu coração, acalmando minha mente.

Diminua meu ritmo apressado com uma visão da eternidade do tempo.

Em meio às confusões do dia a dia, dê-me a tranqüilidadedas montanhas.

Retire a tensão dos meus músculos e nervos com a música tranqüilizante dos rios de águas constantes que vivem em minhas lembranças.

Ajude-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.

Ensina-me a arte de tirar pequenas férias: reduzir o meu ritmo para contemplar uma flor, papear com um amigo,afagar uma criança, ler um poema, ouvir uma música preferida.

Acalme meu passo, Senhor,
para que eu possa perceber no meio do incessante labor cotidiano dos ruídos, lutas,alegrias, cansaços ou desalentos, a Tua presença constante no meu coração.

Acalme meu passo, Senhor,
para que eu possa entoar o cântico da esperança, sorrir para o meu próximo e calar-me para escutar a Tua voz.

Acalme meu passo, Senhor,
e inspire-me a enterrar minhas raízes no solo dos valores duradouros da vida, para que eu possa crescer até as estrelas do meu destino maior.

Obrigado Senhor,
pelo dia de hoje, pela família que me deste, meu trabalho e sobretudo

pela Tua presença em minha vida.


Desconheço o autor

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

VAMOS SER FELIZES


Conta uma popular lenda do Oriente, que um jovem chegou a beira de um

oásis, junto a um povoado e aproximando-se de um velho, perguntou-lhe:

- Que tipo de pessoas vive neste lugar?

- Que tipo de pessoa vive no lugar de onde voce vem?

Perguntou por sua vez o anciao.

- Oh! Um grupo de egoístas e malvados, replicou-lhe o rapaz;

- estou satisfeito de haver saído de lá.

A isso o velho replicou: - a mesma coisa voce haverá de encontrar por

aqui.

No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo

o anciao perguntou-lhe:

- Que tipo de pessoa vive por aqui?

O velho respondeu com a mesma pergunta:

- Que tipo de pessoa vive no lugar de onde voce vem?

O rapaz respondeu:

- Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras.

Fiquei muito triste por ter de deixá-las!

- O mesmo encontrará por aqui, respondeu o anciao.

Um homem qua havia escutado as duas conversas, perguntou ao velho:

- Como é possível dar respostas tao diferentes a mesma pergunta?

Ao que o velho respondeu:

- Cada um carrega no seu coraçao o meio ambiente em que vive.

Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, nao poderá encontrar outra coisa por aqui.

Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui.

Somos todos viajantes no tempo e o futuro de cada um de nós está escrito

no passado; ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz

dentro de si mesmo.

O ambiente, o presente e o futuro somos nós que criamos e isso só depende

de nós mesmos."

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Olá.....este selo eu recebi do Samuka, do blog "sempre tem algo acontecendo" , Valeu Sá...amei o carinho!
...
As regras deste selinho são as seguintes:
...
1.Exibir a imagem do selo que acabou de ganhar
2.Postar o nome do Blog que te presenteou
3.Indicar 10 blogs
4.Avisar os indicados e publicar as regras
5.Conferir se os blogs indicados cumpriram as regras.
...
Então, vamos lá...
...
Blogs que viciam:
...
1. Sempre tem algo acontecendo, de Samuel Quintans
3. Essa boneca tem manual, da Sandy Quintans
4. O Menino do Dedo Azul, Samuel Quintans
5.De tanto se inspirar, pirou, da Helen Quintans
6. Escritos Sonhados, da Gláucia
7. Crescendo, Borboleta.
8. 40 Coisas Randonicas, Srta Maay
9. A Fresca, de Karen
10. Pata na China,Patricia Bonadia

...
Espero que gostem de minhas

indicações. São blogs super 10!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Valsinha




Um dia, ele chegou tão diferente do seu jeito de sempre chegar

Olhou-a de um jeito muito mais quente do que sempre costumava olhar

E não maldisse a vida tanto quanto era seu jeito de sempre falar

E nem deixou-a só num canto, pra seu grande espanto, convidou-a pra rodar

E então ela se fez bonita como há muito tempo não queria ousar

Com seu vestido decotado cheirando a guardado de tanto esperar

Depois os dois deram-se os braços como há muito tempo não se usava dar

E cheios de ternura e graça, foram para a praça e começaram a se abraçar

E ali dançaram tanta dança que a vizinhança toda despertou

E foi tanta felicidade que toda cidade se iluminou

E foram tantos beijos loucos, tantos gritos roucos como não se ouvia mais

Que o mundo compreendeu

E o dia amanheceu

Em paz